Palavra Chave
A-Z
Termo a ser pesquisado:      
Buscar apenas no título dos verbetes       Buscar em todo o dicionário
Letra inicial:
Paulo Belchior

BELCHIOR, Paulo. (* Sernande, Portugal, c. 1554, + Rio de Janeiro, 1619). Ofício: Pintor. Dados biográficos: Ingressou na Companhia de Jesus, em Coimbra, no ano de 1572. Inicialmente, foi calígrafo do Colégio das Artes. Veio para o Brasil na expedição de padres jesuítas que partiu de Lisboa a 18 de março de 1587 e chegou[...]

Referências
Bibliográficas

ALVES, Marieta. Dicionário de artistas e artífices na Bahia. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Centro Editorial e Didático, Núcleo de Publicações, 1976. 200 p.

LEITE, Serafim (S.J.) Artes e Ofícios dos Jesuítas no Brasil, 1549-1760.

PONTUAL, Roberto. Dicionário das Artes Plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996. 559 p.

BELCHIOR, Paulo. (* Sernande, Portugal, c. 1554, + Rio de Janeiro, 1619).

Ofício: Pintor.

Dados biográficos:

Ingressou na Companhia de Jesus, em Coimbra, no ano de 1572. Inicialmente, foi calígrafo do Colégio das Artes. Veio para o Brasil na expedição de padres jesuítas que partiu de Lisboa a 18 de março de 1587 e chegou a Pernambuco a 7 de maio do mesmo ano. Também mestres de meninos, abandonou depois essa atividade para dedicar-se exclusivamente à pintura, arte que exercitou, em todos os grandes colégios jesuítas brasileiros, no período de 1587 a 1619, segundo indicação do padre Serafim Leite (que o focalizou em alguns artigos publicados na imprensa carioca, como “Belchior Paulo, Pintor Quinhentista no Brasil” (A Manhã, 23 de julho de 1944), e em Pintores Jesuítas no Brasil, de 1951). Dessa forma, assinala-se sua presença em Pernambuco (1587), Bahia (1589 e 1613-1614), Espirito Santo (1598), Rio de Janeiro (1600-1601, 1615 e 1619), Santos (1606-1610) e São Paulo de Piratininga (1616). A seu respeito completou o padre Serafim Leite: “Em Pernambuco estaria apenas de passagem. Em Santos trabalhou no período (1606-1610) em que dependiam dessa Casa as outras três, a de São Vicente, Itanhaém e São Paulo. A sua estada na capitania do Espirito Santo coincidiu com o falecimento de Anchieta, que o pintor conheceu pessoalmente. E ou assistiu a sua morte ou chegou pouco depois. É verossímil que seja de Belchior Paulo o retrato do apóstolo do Brasil, que tem na mão direita o bastão de missionário e na esquerda um rolo de papel, retrato aparecido há muitos anos numa tábua do Espirito Santo, debaixo de uma camada de tinta grosseira, com que recobriram depois da saída dos jesuítas e de que possuímos uma fotocópia”. José Roberto Teixeira Leite citou-o em nota de A Pintura no Brasil Holandês (1967), indicando que de sua autoria “existiriam ainda hoje pinturas – infelizmente não identificadas – na Igreja e na sacristia da Catedral Basílica de Salvador, ao lado das de outros pintores jesuítas dos séculos XVII e XVIII”. (ALVES, 1976, p. 23; PONTUAL, 1996, p.18).

Referências
Bibliográficas

ALVES, Marieta. Dicionário de artistas e artífices na Bahia. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Centro Editorial e Didático, Núcleo de Publicações, 1976. 200 p.

LEITE, Serafim (S.J.) Artes e Ofícios dos Jesuítas no Brasil, 1549-1760.

PONTUAL, Roberto. Dicionário das Artes Plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996. 559 p.
Autoria

Autores(as) do verbete:

Ana Cristina Nascimento Cardoso

Data de inclusão:

14/01/2014

Datas de revisão / atualização:

12/04/2012; 10/09/2012; 14/01/2014; 26/03/2014;

D536

Dicionário Manuel Querino de arte na Bahia / Org. Luiz Alberto Ribeiro Freire, Maria Hermínia Oliveira Hernandez. – Salvador: EBA-UFBA, CAHL-UFRB, 2014.

Acesso através de http: www.dicionario.belasartes.ufba.br
ISBN 978-85-8292-018-3

1. Artes – dicionário. 2. Manuel Querino. I. Freire, Luiz Alberto Ribeiro. II. Hernandez, Maria Hermínia Olivera. III. Universidade Federal da Bahia. III. Título

CDU 7.046.3(038)

 

Informar Erro

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

(não será publicado)

Informe o erro (obrigatório)

Deixe um comentário



(não será publicado)


Digite seu comentário aqui...