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Letra inicial:
Galdino Francisco Borges
Recibo emitido à Ordem Terceira de São Francisco
em 19 de março de 1880.

BORGES, Galdino Francisco Ofício: entalhador Período de atividade: 1875, 1881, 1885,1886, 1888, 1890, 1895 Assinatura:   Dados Biográficos: “Excelente entalhador G.F.B. legou à posteridade, entre outros trabalhos, as molduras dos dois grandes painéis pintados por João Francisco Lopes Rodrigues, que ladeiam a capela-mor da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, e as molduras das[...]

Referências
Bibliográficas:

ALVES, Marieta. Dicionário  de Artistas e Artífices na Bahia. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Centro Editorial e Didático, Núcleo de Publicações,1976. 210 p.

FREIRE, Luiz Alberto Ribeiro. A talha neoclássica na Bahia. Rio de Janeiro, 2006. 560 p. il.

QUERINO, Manoel Raymundo Querino. Artistas Bahianos: indicações biographicas. Rio de Janeiro: Imprensa
Nacional, 1909, 207 p. il.
Arquivísticas:

OTT, Carlos. Galdino Francisco Borges. Fichas avulsas datilografadas. Salvador: Arquivo Carlos Ott, Centro de Estudos Baianos, Biblioteca Central da UFBA. 4 fichas

BORGES, Galdino Francisco

Ofício: entalhador

Período de atividade: 1875, 1881, 1885,1886, 1888, 1890, 1895

Assinatura:

Recibo emitido à Ordem Terceira de São Francisco em 19 de março de 1880.

Recibo emitido à Ordem Terceira de São Francisco
em 19 de março de 1880. (FREIRE, 2006, p. 476).

 

Dados Biográficos:

“Excelente entalhador G.F.B. legou à posteridade, entre outros trabalhos, as molduras dos dois grandes painéis pintados por João Francisco Lopes Rodrigues, que ladeiam a capela-mor da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, e as molduras das telas executadas por José Antônio da Cunha Couto, respectivamente em 1875 e 1885, e colocadas no corpo da mesma Igreja”. (ALVES, 1976, p. 37)

“Artista habilíssimo, conhecia o desenho geometrico e noções de architectura”. Fez parceria com Antônio Gentil nas obras da Ordem Terceira de São Domingos. Era especialista em ornatos e calvários de jacarandá para imagens de Cristo. (QUERINO, 1909, p. 189-190).

Sobre a parceria do artista com Antônio Gentil, constatamos que ela está registrada na apresentação da referida proposta, mas o trabalho não foi realizado pela dupla, pois a proposta foi rejeitada pelos terceiros dominicanos, a menos que a dupla tenha sido contratada pelos arrematantes da mesma obra. (FREIRE, 2006, p. 476).

 

Obras documentadas:

1. Ordem Terceira de São Francisco

• ca. 1875: fatura das molduras de dois painéis assinados por “J. F. Lopes Rodrigues 1875” e localizados nas paredes colaterais ao arco cruzeiro – 1:200$000 rs. (ALVES, 1948, p. 187-188).

• 10/11/1885: apresentou proposta para contratar dois quadros (molduras) para serem colocados na igreja, oferecendo a planta da obra e “comprometendo-se a fazel-a com madeiras de cedro de primeira qualidade…” pelo valor de 800$000 rs. (ALVES, 1948, p. 188). Esta obra foi contratada em 20/12/1885 por 700$000 rs. em conformidade com o desenho apresentado pelo artista (idem, ibidem).

• 30/06/1886: talha de oito molduras – 350$000 rs, conserto do altar – 350$000 rs., reparo e reforma no teto – 86$620 rs. (AOTSF. Livro de Receita e Despesa dos Irmãos Síndicos da Ordem Terceira de São Francisco, 30.06.1876 – 06.09.1889, f. 143v.).

2. Irmandade de Nossa Senhora da Conceição Protetora dos Artistas, Igreja do Tororó

• 31/12/1881: fatura de uma cruz de cedro – 18$000 rs. (OTT, Carlos. Galdino Francisco Borges. Fichas avulsas datilografadas. Salvador: Arquivo Carlos Ott, Centro de Estudos Baianos, Biblioteca Central da UFBA. 4 fichas).

3. Venerável Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão

• 17/01/1888: fatura de seis castiçais – 54$000 rs. (idem, ibidem).

4. Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia

• 06/02/1890: fatura de um nicho para N. Sra. da Conceição na capela-mor (ALVES, 1976, p. 37).

5. Convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo

• 22/10/1895: trabalhos feitos no altar de N. Sra. da Piedade – 84$000 rs. (OTT, Carlos. Galdino Francisco Borges. Fichas avulsas datilografadas. Salvador: Arquivo Carlos Ott, Centro de Estudos Baianos, Biblioteca Central da UFBA. 4 fichas).

 

Referências
Bibliográficas:

ALVES, Marieta. Dicionário  de Artistas e Artífices na Bahia. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Centro Editorial e Didático, Núcleo de Publicações,1976. 210 p.

FREIRE, Luiz Alberto Ribeiro. A talha neoclássica na Bahia. Rio de Janeiro, 2006. 560 p. il.

QUERINO, Manoel Raymundo Querino. Artistas Bahianos: indicações biographicas. Rio de Janeiro: Imprensa
Nacional, 1909, 207 p. il.
Arquivísticas:

OTT, Carlos. Galdino Francisco Borges. Fichas avulsas datilografadas. Salvador: Arquivo Carlos Ott, Centro de Estudos Baianos, Biblioteca Central da UFBA. 4 fichas
Autoria

Autores(as) do verbete:

Luiz Alberto Ribeiro Freire

D536

Dicionário Manuel Querino de arte na Bahia / Org. Luiz Alberto Ribeiro Freire, Maria Hermínia Oliveira Hernandez. – Salvador: EBA-UFBA, CAHL-UFRB, 2014.

Acesso através de http: www.dicionario.belasartes.ufba.br
ISBN 978-85-8292-018-3

1. Artes – dicionário. 2. Manuel Querino. I. Freire, Luiz Alberto Ribeiro. II. Hernandez, Maria Hermínia Olivera. III. Universidade Federal da Bahia. III. Título

CDU 7.046.3(038)

 

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