SANTA ROSA, Antônio de Sousa *Bahia c.1766 – †Salvador, BA, 2/9/1846 Ofício: Entalhador e Marceneiro. Período de atividade documentada: 1795 – 1824. Dados Biográficos: Homem pardo nasceu na Bahia cerca de 1770, foi casado com Ana Joaquina de Santa Rosa. Tinha uma oficina de marceneiro no ano de 1791 registrada no antigo Senado da Câmara[...]
ALVES, Marieta. Dicionário de Artistas e Artífices da Bahia. Editora UFBA - Centro Editorial e Didático, Núcleo de Publicações, 1976 - Pág.159.
ALVES, Marieta. História, Arte e Tradição da Bahia – Prefeitura Municipal de Salvador: Departamento de Cultura. Museu da Cidade, 1974, pág. 138.
OTT, Carlos. Evolução das Artes Plásticas nas Igrejas do Bonfim, Boqueirão e Saúde. Coleção Frederico Edelweiss – II. Universidade Federal da Bahia centro de Estudos Baianos. Salvador – Bahia, 1979. Pág. 89.
OTT, Carlos. Atividade Artística nas Igrejas do Pilar e de Sant’Ana da Cidade do Salvador. Universidade de Filosofia e Ciências Humanas/ centro Editorial Cientifico da Universidade Federal da Bahia. Igreja de Sant’Ana. Pág. 217, 218 e 250.
Pequeno Guia de Igrejas da Bahia – X. Igreja do Bonfim. Publicação da Diretoria do Arquivo, Divulgação e Estatística da Prefeitura de Salvador. 1951.
Arquivo Público do Estado da Bahia – APEB. Setor de Arquivos Privados - Série Documentação Pessoal Marieta Alves. Fichas Manuscritas: Entalhadores. Pasta-33 D.
Arquivo Público do Estado da Bahia – APEB. Setor de Arquivos Privados - Série Documentação Pessoal Marieta Alves. Cadernos Manuscritos – Pasta 16.
Biblioteca Central da Universidade Federal da Bahia - BCUfba. Centro de Estudos Baianos – Carlos Ott: Gaveta 02 - Obras de Talha Igrejas - Ficha de Entalhadores – letra S.
Biblioteca Central da Universidade Federal da Bahia - BCUfba. Centro de Estudos Baianos – Carlos Ott: Gaveta 05 – Dados Históricos Igrejas: Ordem Terceira do Carmo; Bonfim; Boqueirão.
SANTA ROSA, Antônio de Sousa
*Bahia c.1766 – †Salvador, BA, 2/9/1846
Ofício: Entalhador e Marceneiro.
Período de atividade documentada: 1795 – 1824.
Homem pardo nasceu na Bahia cerca de 1770, foi casado com Ana Joaquina de Santa Rosa. Tinha uma oficina de marceneiro no ano de 1791 registrada no antigo Senado da Câmara (Arquivo Público do Estado da Bahia – APEB. Setor de Arquivos Privados – Série Documentação Pessoal Marieta Alves. Fichas Manuscritas: Entalhadores. Pasta-33 D).
Seu trabalho na Igreja de Sant’Ana foi considerado por Carlos Ott como apreciável e dava a sacristia um ambiente festivo, apesar de considerar o retábulo paupérrimo. Como foi um de seus primeiros trabalhos, acredita-se ser o motivo de ainda não haver uma harmonia no conjunto da sua obra. Suas molduras e portas que foram mais apreciadas transformando a sacristia efeitos decorativos bastante consideráveis (OTT, Carlos. Atividade Artística nas Igrejas do Pilar e de Sant’Ana da Cidade do Salvador. Universidade de Filosofia e Ciências Humanas/ Centro Editorial Cientifico da Universidade Federal da Bahia. Igreja de Sant’Ana. Pág.250). Na Igreja do Bonfim, Santa Rosa produziu no ano de 1816 e 1817 o arco do cruzeiro e os altares laterais. Acredita-se que os outros altares laterais posteriores usaram este como modelo por existir grande familiaridade entre ambos, no entanto acredita-se que esse tipo de escolha tenha sido orientado pelos mesários da Igreja que obtinham esse poder de decisão (OTT, Carlos. Evolução das Artes Plásticas nas Igrejas do Bonfim, Boqueirão e Saúde. Coleção Frederico Edelweiss – II. Universidade Federal da Bahia centro de Estudos Baianos. Salvador – Bahia, 1979. Pág. 89). Seu ultimo trabalho foi na Igreja do Boqueirão no ano de 1837 produzindo o arco do cruzeiro e dois altares laterais.Considerado por Marieta Alves um belo trabalho (ALVES, Marieta. História, Arte e Tradição da Bahia – Prefeitura Municipal de Salvador: Departamento de Cultura. Museu da Cidade, 1974, pág. 138). Sendo concluído o pagamento de 21$820 em seu pós-morte para sua esposa no dia 14 de setembro de 1846 (BCUfba. Centro de Estudos Baianos – Carlos Ott: Gaveta 05 – Dados Históricos Igrejas: Ordem Terceira do Carmo; Bonfim; Boqueirão). A maestria e competência demonstrada por ele em seus trabalhos o levaram a ser considerado um dos melhores entalhadores do seu tempo sendo bastante solicitado também nas Igrejas do Pilar, na Conceição da Praia e Ordem Terceira do Carmo (OTT, Carlos. Atividade Artística nas Igrejas do Pilar e de Sant’Ana da Cidade do Salvador. Universidade de Filosofia e Ciências Humanas/ centro Editorial Cientifico da Universidade Federal da Bahia. Igreja de Sant’Ana. Pág.89). Faleceu aos 80 anos no dia 2 de setembro de 1846 (ALVES, Marieta. Dicionário de Artistas e Artífices da Bahia. Editora UFBA, 1976 – Pág. 159 – 160), (APEB. Setor de Arquivos Privados – Série Documentação Pessoal Marieta Alves. Fichas Manuscritas: Entalhadores. Pasta-33 D).
1. Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia.
1795: Sete sobreportas e duas credencias. 96$000 (APEB. Setor de Arquivos Privados – Série Documentação Pessoal Marieta Alves. Fichas Manuscritas: Entalhadores. Pasta-33 D), (APEB. Setor de Arquivos Privados – Série Documentação Pessoal Marieta Alves. Cadernos Manuscritos – Pasta 16).
2. Igreja do Bonfim.
1816-1817: Forro da capela-mor, quatro tribunas, dois altares laterais, duas portas para o corpo da Igreja e obras para o telhado do Consistório, arco do cruzeiro (APEB. Setor de Arquivos Privados – Série Documentação Pessoal Marieta Alves. Fichas Manuscritas: Entalhadores. Pasta-33 D), (OTT, Carlos. Evolução das Artes Plásticas nas Igrejas do Bonfim, Boqueirão e Saúde. Coleção Frederico Edelweiss – II. Universidade Federal da Bahia centro de Estudos Baianos. Salvador – Bahia, 1979. Pág. 89), (Pequeno Guia de Igrejas da Bahia – X. Igreja do Bonfim. Publicação da Diretoria do Arquivo, Divulgação e Estatística da Prefeitura de Salvador. 1951).
1817-1818: Toda obra de talha do corpo da Igreja. 800$000 (APEB. Setor de Arquivos Privados – Série Documentação Pessoal Marieta Alves. Fichas Manuscritas: Entalhadores. Pasta-33 D), (Pequeno Guia de Igrejas da Bahia – X. Igreja do Bonfim. Publicação da Diretoria do Arquivo, Divulgação e Estatística da Prefeitura de Salvador. 1951).
1818-1819: Cinco molduras para os passos do retábulo. 40$000 (APEB. Setor de Arquivos Privados – Série Documentação Pessoal Marieta Alves. Fichas Manuscritas: Entalhadores. Pasta-33 D), (BCUfba. Centro de Estudos Baianos – Carlos Ott: Gaveta 05 – Dados Históricos Igrejas: Ordem Terceira do Carmo; Bonfim; Boqueirão), (BCUfba. Centro de Estudos Baianos – Carlos Ott: Gaveta 02 – Obras de Talha Igrejas – Ficha de Entalhadores – letra S).
1820-1821: Obras de talha da sacristia (400$000), duas credências (80$000) e os remates para cima dos espelhos (6$400), e por fim, prateou 80 castiçais (APEB. Setor de Arquivos Privados – Série Documentação Pessoal Marieta Alves. Fichas Manuscritas: Entalhadores. Pasta-33 D), (BCUfba. Centro de Estudos Baianos – Carlos Ott: Gaveta 05 – Dados Históricos Igrejas: Ordem Terceira do Carmo; Bonfim; Boqueirão).
1820-1821: Obra de escultura da sacristia. 400$000 (BCUfba. Centro de Estudos Baianos – Carlos Ott: Gaveta 05 – Dados Históricos Igrejas: Ordem Terceira do Carmo; Bonfim; Boqueirão).
3. Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão.
1837: Arco-cruzeiro e dois altares colaterais. 900$000 (APEB. Setor de Arquivos Privados – Série Documentação Pessoal Marieta Alves. Fichas Manuscritas: Entalhadores. Pasta-33 D), (BCUfba. Centro de Estudos Baianos – Carlos Ott: Gaveta 05 – Dados Históricos Igrejas: Ordem Terceira do Carmo; Bonfim; Boqueirão), (ALVES, Marieta. História, Arte e Tradição da Bahia – Prefeitura Municipal de Salvador: Departamento de Cultura. Museu da Cidade, 1974, pág. 138).
4. Igreja de Santana.
7/6/1818: Obra de talha da sacristia como o retábulo, nicho e sobreportas e mais oito molduras para painéis. 600$000 em três prestações (APEB. Setor de Arquivos Privados – Série Documentação Pessoal Marieta Alves. Fichas Manuscritas: Entalhadores. Pasta-33 D), (ALVES, Marieta. História, Arte e Tradição da Bahia – Prefeitura Municipal de Salvador: Departamento de Cultura. Museu da Cidade, 1974, pág. 138), (OTT, Carlos. Atividade Artística nas Igrejas do Pilar e de Sant’Ana da Cidade do Salvador. Universidade de Filosofia e Ciências Humanas/ centro Editorial Cientifico da Universidade Federal da Bahia. Igreja de Sant’Ana. Pág. 89, 217, 218 e 250).
5. Ordem Terceira do Carmo.
1823-1824: 52 castiçais para o trono da capela-mor. 145$920 (APEB. Setor de Arquivos Privados – Série Documentação Pessoal Marieta Alves. Fichas Manuscritas: Entalhadores. Pasta-33 D), (BCUfba. Centro de Estudos Baianos – Carlos Ott: Gaveta 05 – Dados Históricos Igrejas: Ordem Terceira do Carmo; Bonfim; Boqueirão).
1825: Urna para o trono. 40$000 (BCUfba. Centro de Estudos Baianos – Carlos Ott: Gaveta 05 – Dados Históricos Igrejas: Ordem Terceira do Carmo; Bonfim; Boqueirão).
6. Igreja do Pilar.
1795-1796: Nicho da sacristia com ferragem e assentamento. 80$000 (BCUfba. Centro de Estudos Baianos – Carlos Ott: Gaveta 02 – Obras de Talha Igrejas – Ficha de Entalhadores – letra S.).
: Vidro para porta do nicho. 7$000 (BCUfba. Centro de Estudos Baianos – Carlos Ott: Gaveta 02 – Obras de Talha Igrejas – Ficha de Entalhadores – letra S.).
: Cruz e imagem. 7$200 (BCUfba. Centro de Estudos Baianos – Carlos Ott: Gaveta 02 – Obras de Talha Igrejas – Ficha de Entalhadores – letra S.).
: Quatro cantos para o teto da sacristia. 9$600 (BCUfba. Centro de Estudos Baianos – Carlos Ott: Gaveta 02 – Obras de Talha Igrejas – Ficha de Entalhadores – letra S.).
: Duas banquetas postiças com ferragem. 2$560 (BCUfba. Centro de Estudos Baianos – Carlos Ott: Gaveta 02 – Obras de Talha Igrejas – Ficha de Entalhadores – letra S.).
: Molduras de recortes para todo o corpo da igreja, com sua ferragem. 17$800 (BCUfba. Centro de Estudos Baianos – Carlos Ott: Gaveta 02 – Obras de Talha Igrejas – Ficha de Entalhadores – letra S.).
ALVES, Marieta. Dicionário de Artistas e Artífices da Bahia. Editora UFBA - Centro Editorial e Didático, Núcleo de Publicações, 1976 - Pág.159.
ALVES, Marieta. História, Arte e Tradição da Bahia – Prefeitura Municipal de Salvador: Departamento de Cultura. Museu da Cidade, 1974, pág. 138.
OTT, Carlos. Evolução das Artes Plásticas nas Igrejas do Bonfim, Boqueirão e Saúde. Coleção Frederico Edelweiss – II. Universidade Federal da Bahia centro de Estudos Baianos. Salvador – Bahia, 1979. Pág. 89.
OTT, Carlos. Atividade Artística nas Igrejas do Pilar e de Sant’Ana da Cidade do Salvador. Universidade de Filosofia e Ciências Humanas/ centro Editorial Cientifico da Universidade Federal da Bahia. Igreja de Sant’Ana. Pág. 217, 218 e 250.
Pequeno Guia de Igrejas da Bahia – X. Igreja do Bonfim. Publicação da Diretoria do Arquivo, Divulgação e Estatística da Prefeitura de Salvador. 1951.
Arquivo Público do Estado da Bahia – APEB. Setor de Arquivos Privados - Série Documentação Pessoal Marieta Alves. Fichas Manuscritas: Entalhadores. Pasta-33 D.
Arquivo Público do Estado da Bahia – APEB. Setor de Arquivos Privados - Série Documentação Pessoal Marieta Alves. Cadernos Manuscritos – Pasta 16.
Biblioteca Central da Universidade Federal da Bahia - BCUfba. Centro de Estudos Baianos – Carlos Ott: Gaveta 02 - Obras de Talha Igrejas - Ficha de Entalhadores – letra S.
Biblioteca Central da Universidade Federal da Bahia - BCUfba. Centro de Estudos Baianos – Carlos Ott: Gaveta 05 – Dados Históricos Igrejas: Ordem Terceira do Carmo; Bonfim; Boqueirão.
Autores(as) do verbete:
D536
Dicionário Manuel Querino de arte na Bahia / Org. Luiz Alberto Ribeiro Freire, Maria Hermínia Oliveira Hernandez. – Salvador: EBA-UFBA, CAHL-UFRB, 2014.
Acesso através de http: www.dicionario.belasartes.ufba.br
ISBN 978-85-8292-018-3
1. Artes – dicionário. 2. Manuel Querino. I. Freire, Luiz Alberto Ribeiro. II. Hernandez, Maria Hermínia Olivera. III. Universidade Federal da Bahia. III. Título
CDU 7.046.3(038)