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Marlene Cardoso é natural da cidade de Triunfo na Bahia, mas cedo fixou-se em Salvador, estudando Licenciatura em Desenho e Plástica, na Escola de Belas Artes da UFBA, vindo a ser docente de História da Arte dessa instituição. Emprega técnicas de desenho e pintura, sendo a figura humana é o tema mais recorrente de seu trabalho.
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COSTA, Mateus da (Irmão), (*Lisboa, Portugal, c. 1654 – +São Roque, Lisboa, 1727). Ofício: Escultor e marceneiro (marcenaria fina). Dados biográficos: Era escultor e artista de marcenaria fina. Ingressou na Companhia de Jesus em 1679, e permaneceu no Colégio da Bahia até o inicio do século XVIII. Trabalhou na Igreja durante mais de 20 anos… Ler mais »
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BARROS, Matheus de. Ofício: Entalhador Período de atividade documentada: 1764-1765 Assinatura: Dados Biográficos: Sobre o entalhador Matheus de Barros não existem informações biográficas. Trabalhou para a Santa Casa da Misericórdia no ano de 1764 e 1765. (Arquivo Público da Bahia – APEB – Marieta Alves, Cadernos Manuscritos. Pasta-13) – (ALVES, Marieta. Dicionário de Artistas e… Ler mais »
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MENDONÇA Filho, Manoel Ignácio (Manoel Ignácio de Mendonça Filho. Salvador, Bahia. Brasil, 20 de março de 1895 – Salvador, Bahia, Brasil, 06 de novembro de 1964) Retrato: Fonte: Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes, UFBA, década de 1950. Autoria não identificada. Formação: 1915 – Salvador, Bahia. Ingressa na Escola de Belas… Ler mais »
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(Itabuna, Bahia, Brasil, 16 novembro de 1928) Retrato: Formação: 1954 – Teresópolis, RJ. Fez o Curso Internacional de Férias da “Pró-Arte”, dirigido pelo Prof. M. J. Koelbreutter. 1959 – Salvador, BA. Diplomou-se em Pintura – Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA – UFBA). 1962 – Aluna do Curso Livre de Escultura… Ler mais »
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CAPÍTULO I – O PANO DA COSTA 1.1. — ORIGENS E SIGNIFICADO Tecido em tear manual por escravos ou descendentes de escravizados, o Pano da Costa tem significado religioso e social. Analisado sob o ângulo social é um sinal que permite identificar a função, posição hierárquica e poder da sua portadora na comunidade… Ler mais »
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Escultor autodidata, natural de Santa Maria da Vitória, que viveu mais de cem anos. Entalhava santos, oratórios domésticos, altares e figuras de proa (carrancas). Passou a assinar F. Guarany nos anos 1960. As suas carrancas tiveram grande repercussão, entre críticos de arte, como objeto artístico, nos anos 1980. Sua trajetória foi escrita por Paulo Pardal.
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COSTA, Miguel da. Ofício: Imaginário. Período de atividade documentada: 1680. Dados biográficos: Imaginário “que morou na rua que vai para as Portas do Carmo”. (ALVES, 1976, p.57) Obras documentadas: 1 – Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo . 14/dez/1680: Recebeu Rs.60$000 para realizar obras no forro da Capela de Santa Teresa que levaria… Ler mais »
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(Cachoeira, Bahia, Brasil, 12 de janeiro de 1967) Mimo. Fotografia tirada na frente do ateliê do escultor no Porto (Cachoeira) em 2013 (Foto: S. Pêpe) Formação: Aprendeu a esculpir no ateliê de Dory. Período de atividade: Cerca de 1983 – Atualmente. Principais especialidades: Escultura de madeira Outras atividades: Pedreiro, pintor. Dados biográficos Almir Oliveira da Cruz… Ler mais »
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SAMPAIO, Mirabeau (José Mirabeau Sampaio Salvador – Bahia, 18 de novembro de 1911 – Salvador – Bahia, janeiro de 1993). Retrato: Principais especialidades: Médico, artista e colecionador Dados biográficos: José Mirabeau Sampaio nasceu na cidade de Salvador em 18 de novembro de 1911 e formou-se em medicina em 1934 com apenas vinte e… Ler mais »
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Dicionário Manuel Querino de arte na Bahia / Org. Luiz Alberto Ribeiro Freire, Maria Hermínia Oliveira Hernandez. – Salvador: EBA-UFBA, CAHL-UFRB, 2014.
Acesso através de http: www.dicionario.belasartes.ufba.br
ISBN 978-85-8292-018-3
1. Artes – dicionário. 2. Manuel Querino. I. Freire, Luiz Alberto Ribeiro. II. Hernandez, Maria Hermínia Olivera. III. Universidade Federal da Bahia. III. Título
CDU 7.046.3(038)