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  • Livro 3º de Termos da Irmandade da Santa Casa da Bahia, fl. 35 v. Fotografia: Ana Cristina Nascimento Cardoso.

    PAES, Manoel Vieira. (* São Tiago da Torre Arcada, Portugal, 16…?). Ofício: Pedreiro. Assinatura:   Dados biográficos: Filho de João Vieira e Isabel Paes, declarando-se pedreiro no pedido de admissão na Irmandade da santa casa, em 23/mar/1698. (ALVES, 1976, p.129).            

  • SANT’ANA, Manuel Bernardo * Bahia, séc. XVIII – † Bahia, séc. XIX Ofício: Entalhador Período de atividade documentada: 1783. Dados Biográficos: Sant’Ana nasceu e morreu na Bahia entre os séculos XVIII e XIX (ALVES, Marieta. Dicionário de Artistas e Artífices da Bahia. Editora UFBA – Centro Editorial e Didático, Núcleo de Publicações, 1976 – Pág…. Ler mais »

  • FERREIRA, Manuel de Sousa Ofício: Entalhador Período de atividade documentada: 1730 – 1748.   Obras Documentadas: 1.      Ordem Terceira do Carmo 1730-1748: Oratório para uma imagem do Santo Cristo da Casa do Despacho. (ALVES, Marieta. Dicionário de Artistas e Artífices da Bahia. Editora UFBA Centro Editorial e Didático, Núcleo de Publicações, 1976 – Pág.73), (Arquivo… Ler mais »

  • TAVARES, Manuel do Carmo † Salvador, Bahia, 15/5/1757 Ofício: Entalhador.   Dados Biográficos: Homem branco, filho de Ana Maria, da cidade de Salvador. Morador da rua direita das portas do Carmo. Faleceu no dia 15 de maio de 1757 sendo sepultado na santa Sé, onde foi pago 4$480 por sua tumba (Biblioteca Central da Universidade… Ler mais »

  • Santa Casa da Misericórdia - Pupileira. Caixa 1741

    PINTO, Manuel Luis. Ofício: Carpinteiro e Entalhador. Período de atividade documentada: 1741 – 1752.Dados Biográficos: Assinatura:   Dados Biográficos: ___________________________________________________________________________________________________________ Presume-se carpinteiro e entalhador (Arquivo Público do Estado da Bahia – APEB. Setor Arquivos Privados – Série Documentação Pessoal Marieta Alves. Fichas Manuscritas: Entalhadores. Pasta-33 D).   Obras Documentadas: 1. Santa Casa da Misericórdia. …. Ler mais »

  • BARROS, Manuel Pedro de. * Salvador-BA – séc. XVIII – †Bahia – séc. XVIII Ofício: Escultor e Entalhador. Período de atividade documentada: 1772-1792. Dados Biográficos: Homem Pardo, filho de João Caetano de Barros, carpinteiro e Joana Lobo de Souza. Seu irmão José Raimundo de Barros foi sargento-mor oficial de Regimento de Infantaria Auxiliar dos homens… Ler mais »

  • Retrato de Manuel Querino constante do livro: "Artistas Bahianos (indicações biographicas)

    QUERINO, Manuel Raymundo (Santo Amaro da Purificação, BA, ca. 28/07/1851 – Salvador, BA, 14/02/1923). Ofícios: Pintor-decorador, desenhista, artista, professor de desenho, jornalista, funcionário público da Secretaria de Agricultura e Obras Públicas, pesquisador, historiador, folclorista, etnógrafo, escritor.   Assinatura:   Dados biográficos – Por Maria das Graças de Andrade Leal Negro. Filho legítimo de José Quirino… Ler mais »

  • Assinatura em recibo emitido à Irmandade do  Santíssimo Sacramento e Santana em 18 de fevereiro de 1854.

    CASTRO, Marcelino Mariano de. *1831? – +Salvador, 1855? (QUERINO, 1909, p. 183). Obs: Estas datas de nascimento e morte dadas por Querino chocam com a data de casamento (1785) dada por Marieta Alves. Pode haver equívoco na menção de Querino, mas nas referências do verbete do artista, Marieta Alves indicou o Livro de Casamentos de… Ler mais »

  • Autor não mencionado. Fonte: http://focusantologiapoetica.blogspot.com.br/2010/03/maria-celia-amado-memoria-postuma-focus.html

    Maria Célia Amado foi uma artista da primeira geração modernista e uma das introdutoras da abstração na Bahia. Sua atuação tanto no ensino na Escola de Belas Artes da Ufba, quanto na sua produção artística, ajudou a renovar o cenário artístico e educacional na Bahia. No ensino, introduziu a criação livre e os exercícios compositivos com materiais e técnicas modernas e inseriu pela primeira vez a utilização de colagem na Escola de Belas Artes, possivelmente as primeiras experiências com colagens para fins artísticos no Estado. Desenhista, pintora e artista gráfica, ganhou maior visibilidade em 1955, com uma pintura mural para o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, a Escola Parque, em Salvador.

  • Integrante da primeira geração moderna da Bahia e fomentador do modernismo na arte, Mario Cravo Júnior é um dos artistas que mais estimularam e promoveram a valorização dos elementos culturais populares na produção de arte, notabilizando-se na escultura, na qual explora materiais diversos como madeira, pedra, metais e plásticos, mas tendo também desenvolvido rica produção em gravura, assim como em murais e esculturas dispostas em espaços públicos. Seu vasto percurso artístico congrega mais de 50 exposições individuais no Brasil e exterior, inúmeras coletivas, dentre as quais sete Bienais Internacionais de São Paulo e participação nas 26ª e 30ª edições da Bienal de Veneza, na Itália.

D536

Dicionário Manuel Querino de arte na Bahia / Org. Luiz Alberto Ribeiro Freire, Maria Hermínia Oliveira Hernandez. – Salvador: EBA-UFBA, CAHL-UFRB, 2014.

Acesso através de http: www.dicionario.belasartes.ufba.br
ISBN 978-85-8292-018-3

1. Artes – dicionário. 2. Manuel Querino. I. Freire, Luiz Alberto Ribeiro. II. Hernandez, Maria Hermínia Olivera. III. Universidade Federal da Bahia. III. Título

CDU 7.046.3(038)