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Letra inicial:
José Luís de Abreu
Assinatura em recibo emitido à Ordem Terceira de São Francisco em 11 de março de 1862

ABREU, José Luis Naturalidade: Santo Amaro da Purificação, BA Ofício: entalhador Período de atividade: 1861, 1862 Obras documentadas: 1. Ordem Terceira de São Francisco • 1861: reforma e reparos do trono da capela-mor da igreja e da moldura de um quadro grande (ALVES, 1976, p. 17). • 1862: executou 26 molduras para estampas coloridas, compradas[...]

Referências
Bibliográficas:

ALVES, Marieta. Dicionário de artistas e artífices na Bahia. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Centro Editorial e Didático, Núcleo de Publicações, 1976. 200 p.

FREIRE, Luiz Alberto Ribeiro. A talha neoclássica na Bahia. Rio de Janeiro: Versal, 2006. 560 p. il.

 
Arquivísticas:

AOTSF, Recibo avulso emitido por José Luis de Abreu à Ordem Terceira de São
Francisco, 11.03.1862

Biblioteca Nacional - Rio de Janeiro (BN/RJ). Noções sobre a procedência da arte da pintura na província da Bahia. manuscrito, s/a, s/l, s/d. 16 f.

 

ABREU, José Luis

Naturalidade: Santo Amaro da Purificação, BA
Ofício: entalhador
Período de atividade: 1861, 1862

Assinatura em recibo emitido à Ordem Terceira de São Francisco em 11 de março de 1862

Assinatura em recibo emitido à Ordem Terceira de São Francisco em 11 de março de 1862 (FREIRE, 2006, p. 475)

Obras documentadas:

1. Ordem Terceira de São Francisco
• 1861: reforma e reparos do trono da capela-mor da igreja e da moldura de um quadro grande (ALVES, 1976, p. 17).
• 1862: executou 26 molduras para estampas coloridas, compradas para ornamentar o claustro (idem, ibidem).
• 11/03/1862: fatura de uma nova escada para cima da Casa dos Santos, abertura de uma porta para passagem das tribunas
do lado do Convento – 39$160 rs. (AOTSF, Recibo avulso emitido por José Luis de Abreu à Ordem Terceira de São
Francisco, 11.03.1862 – ALVES, 1976, p. 17).
Outras informações:
O autor das Noções diz:

aqui porém cabe commemorar o admirádo sanctamarense, e tão celebre José de Abreu; esse velho venerando, não há muito, na commercial cidade de Sto. Amaro fallecido; e que, com a singéla lamina de um canivete, e a casca de cajaseira esculpturou tantas minuciosas singularidades, ás quaes com igual pericia pintava, e depois eram, por nacionaes, e estrangeiros illustrados, allí annualmente consideradas! (BN-RJ, Noções sobre a procedência…, s/d, f. 13).

Referências
Bibliográficas:

ALVES, Marieta. Dicionário de artistas e artífices na Bahia. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Centro Editorial e Didático, Núcleo de Publicações, 1976. 200 p.

FREIRE, Luiz Alberto Ribeiro. A talha neoclássica na Bahia. Rio de Janeiro: Versal, 2006. 560 p. il.

 
Arquivísticas:

AOTSF, Recibo avulso emitido por José Luis de Abreu à Ordem Terceira de São
Francisco, 11.03.1862

Biblioteca Nacional - Rio de Janeiro (BN/RJ). Noções sobre a procedência da arte da pintura na província da Bahia. manuscrito, s/a, s/l, s/d. 16 f.

 
Autoria

Autores(as) do verbete:

Luiz Alberto Ribeiro Freire

Data de inclusão:

29/01/2014

D536

Dicionário Manuel Querino de arte na Bahia / Org. Luiz Alberto Ribeiro Freire, Maria Hermínia Oliveira Hernandez. – Salvador: EBA-UFBA, CAHL-UFRB, 2014.

Acesso através de http: www.dicionario.belasartes.ufba.br
ISBN 978-85-8292-018-3

1. Artes – dicionário. 2. Manuel Querino. I. Freire, Luiz Alberto Ribeiro. II. Hernandez, Maria Hermínia Olivera. III. Universidade Federal da Bahia. III. Título

CDU 7.046.3(038)

 

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