Autor do Verbete: Suzane Pinho Pêpe
-
Artista autodidata com incursões em fotografia, cinema, pintura, desenho e literatura. Fundador do Foto-Cine Clube da Bahia (1967) ao lado de outros jovens artistas. Realizou filmes e fotografias nos anos 1970. Escritor de textos jornalísticos, poéticos e memorialistas, a sua produção dialoga com as ciências sociais e a crítica político-social. Seus desenhos possuem estilo caricatural e integram palavras, frases e poemas, combinando memória, história e crítica a acontecimentos recentes.
-
Escultor baiano da cidade de Cachoeira, Biro iniciou observando escultor Louco (Boaventura da Silva Filho) e trabalhou com membros da família, sobretudo Doidão.Biro é assim um dos protagonistas das expressões de matrizes africanas no Recôncavo. É um dos artistas, cuja trajetória está presente no Projeto Traço Negro (2022), da autora Tina Melo.
À esquerda: Biro (Fofo: Reginaldo Santos, 2022). -
Lygia Sampaio foi a primeira artista a se destacar no meio modernista de meados do século XX na Bahia, participando de diversos salões de arte. Empregou técnicas de desenho, pintura e técnica mista, produzindo até cerca de 2014. Os comentários da crítica especializada sobre a sua obra expressam a importância da sua contribuição às artes visuais. Formada em Museologia em 1975, atuou no Museu da ABI e foi uma das responsáveis pelo Núcleo de Artes do Desenbanco, ambos em Salvador, BA.
Fotografia: Lygia Sampaio. 1949. Detalhe. Foto: Gervásio Batista (Biblioteca do MAB). -
Gilberto Filho é um escultor baiano, cujo trabalho resulta da experimentação. Evoca a arquitetura moderna, destacando-se pela coerência temática,, harmonia das formas e cores de diferentes madeiras. A sua família mantém marcenaria de móveis rústicos na cidade de Cachoeira há muitas décadas, sendo o design dos móveis, realizado, geralmente, por ele. Participa de exposições desde os anos 1990.
-
Artista multimídia da cidade de Cachoeira, BA. Autodidata como artista plástico, com produção figurativista e abstracionista. Tem formação em Cinema e Audiovisual e interessante produção de documentários sobre artistas da sua cidade que lhe são contemporâneos.
-
Artista visual baiano, oriundo de Tanquinho, atuante em Feira de Santana e região metropolitana, premiado em salões regionais. Nas artes visuais, destacam-se suas instalações, o desenho e a pintura, versando sobre temas da cultura local e regional; e erotismo. Ademais, foi iniciado na música em filarmônicas; é técnico em edificações, atividade que exerce, e mestrando em Desenho, Cultura e Interatividade (UEFS).
-
Artista visual, nascido em Santa Inês, Bahia, com formação em Desenho e em Artes Visuais. Emprega materiais diversos e se expressa através de diferentes suportes, assim como realiza instalações e videoarte. Seu trabalho tem caráter experimental e processual.
-
Premiado em salões e bienais, o artista visual Nelson Magalhães Filho é pintor, fotógrafo e produtor de filmes, ao tempo que é poeta, músico e atua no teatro. A pintura que desenvolve é gestual, inacabada e áspera. Sua obra é fortemente questionadora em relação à existência e à angústia humanas, assim como é sensível às desigualdades sociais.
-
Billy Oliveira é artista plástico atuante na cidade de Cachoeira, BA, desde os anos 1980. Tem buscado sintetizar figuração e abstração, tanto na escultura quanto na pintura.
-
Artista baiano que atuou entre os anos 1950 e 1980. Vivenciou o clima do modernismo baiano desde a primeira geração, e morou uma fase em São Paulo, quando diversos artistas se aproximaram das tendências surrealista e do realismo mágico. Nesse contexto, ele se inseriu. De volta à Bahia, contribuiu para a arte, fazendo pinturas figurativas, oníricas e abstrações figurativas; também dedicou-se ao gênero do retrato.
D536
Dicionário Manuel Querino de arte na Bahia / Org. Luiz Alberto Ribeiro Freire, Maria Hermínia Oliveira Hernandez. – Salvador: EBA-UFBA, CAHL-UFRB, 2014.
Acesso através de http: www.dicionario.belasartes.ufba.br
ISBN 978-85-8292-018-3
1. Artes – dicionário. 2. Manuel Querino. I. Freire, Luiz Alberto Ribeiro. II. Hernandez, Maria Hermínia Olivera. III. Universidade Federal da Bahia. III. Título
CDU 7.046.3(038)