Autor do Verbete: Dilson Midlej
-
A Associação Cultural Brasil-Estados Unidos ‒ Acbeu, mantém, desde sua fundação em Salvador em 1º de agosto de 1941, um ativo e constante programa acadêmico e cultural que tem em sua galeria de arte ‒ Galeria Acbeu ‒, um espaço cuja programação denota a preocupação em mostrar qualidade na arte ‒ independente do nome ou da fama do expositor ‒, assim como de incentivar os novos talentos que surgem, favorecendo a diversidade e refletindo as várias tendências artísticas da arte contemporânea. A instituição é detentora de um acervo artístico de mais de 320 obras de arte, distribuídas nas quatro unidades em que funciona.
-
Lenio Braga produziu obras artísticas bastante diversificadas na segunda metade dos anos 1950 e na década de 1960, como pintor, desenhista, artista gráfico, escultor, gravador e fotógrafo. É autor de murais em mosaico e em cerâmica para as Estações Rodoviárias de Jequié, Feira de Santana e Vitória da Conquista, na Bahia, um oratório em Irará, e peças artísticas e decorativas em pedra, metal e madeira para a Capela do Menino Jesus, em Itapetinga, também na Bahia. Nasceu no Paraná, porém, cresceu e iniciou seus estudos em São Paulo, tendo vivido na Bahia e no Rio de Janeiro. Produziu arte por apenas 17 anos (de 1956 a 1973), mas tempo suficiente para destacá-lo como um criador inquieto que celebrava a irreverência e a ironia em muitas de suas obras, mediante utilização de colagens de revistas, de elementos da Pop Art e do recurso da apropriação de imagens da história da arte. Estas estratégias criativas lhe valeram o Prêmio Nacional de Pintura da I Bienal Nacional de Artes Plásticas da Bahia (Bienal da Bahia), em 1966.
-
Riolan Metzker Coutinho (Pojuca, Bahia, 27 de maio de 1932 – Salvador, Bahia, 23 de novembro de 1994). Retrato: Fotografia de 1972. Acervo Elisabeth Roters Coutinho, Salvador Formação: 1946 e 1947 - Curso de Desenho Livre da Associação Cultural Brasil-Estados Unidos, em Salvador, sob orientação de Presciliano Silva. 1950 - Ingressa na Escola[...]
-
OLIVA, Edgard. (Edgard Mesquita de Oliva Junior, Jequié, Bahia, Brasil, 3 de janeiro de 1957). Retrato: “Autorretrato”, 4/11/2011. Fotografia manipulada Formação: 1982 – Diploma em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia. 1984 – Ingressa na Escola de Belas Artes da UFBA no entanto não conclui o curso. Deixa a Escola[...]
-
Integrante da primeira geração moderna da Bahia e fomentador do modernismo na arte, Mario Cravo Júnior é um dos artistas que mais estimularam e promoveram a valorização dos elementos culturais populares na produção de arte, notabilizando-se na escultura, na qual explora materiais diversos como madeira, pedra, metais e plásticos, mas tendo também desenvolvido rica produção em gravura, assim como em murais e esculturas dispostas em espaços públicos. Seu vasto percurso artístico congrega mais de 50 exposições individuais no Brasil e exterior, inúmeras coletivas, dentre as quais sete Bienais Internacionais de São Paulo e participação nas 26ª e 30ª edições da Bienal de Veneza, na Itália.
-
Ana Fraga é artista natural e residente em São Félix, Bahia, trabalha com performance artística e instalação, já participou de exposições em várias cidades baianas e em Recife, Pernambuco e angariou prêmios em certames da Bahia. É Licenciada em Desenho e Plástica pela Universidade Federal da Bahia, em 2003, e desde 2012 é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Desenvolve e coordena projetos com ênfase em artes visuais e possui experiência na área de arte-educação, atuando também em oficinas e gestão.
-
Carybé foi um artista que exercitou magistralmente diversas técnicas, assomou seu talento e seu desenho ágil aos esforços renovadores da primeira geração moderna da Bahia, incluindo a realização de inúmeros murais em diversos estados brasileiros e no exterior, meio de preferência do artista, especialmente as obras que permitiam acesso público. Destacou-se como muralista, desenhista, ilustrador de livros, pintor e escultor.
-
Pertencente à segunda geração modernista na Bahia, Adam Firnekaes teve relevante importância no ambiente cultural da Salvador dos anos 1960, não somente por meio do ensino de música e artes plásticas, mas também pela produção concomitante de pinturas abstratas e figurativas, sendo estas últimas de forte acento expressionista. Na década de 1960 produz pinturas ousadas e de grande liberdade cromática, tal como o tríptico Réquiem de Berlim, de 1965, uma das 22 obras deste artista exposta na Primeira Bienal Nacional de Artes Plásticas, a Bienal da Bahia, em 1966, em sala hors concours, a segunda mostra póstuma do artista, haja vista que falece em 8 de setembro de 1966.
-
Com o propósito de legitimar e tornar acessível a inovadora produção plástica modernista europeia que surge no alvorecer do século XX, desenvolveu-se um conjunto de trabalhos teóricos de artistas-pesquisadores, tais como Wassily Kandinsky (1866-1944), Piet Mondrian (1872-1944) e Paul Klee (1879-1940), dentre outros. Assim, iniciou-se a constituição de fundamentos teóricos e de um conjunto de[...]
-
Maria Célia Amado foi uma artista da primeira geração modernista e uma das introdutoras da abstração na Bahia. Sua atuação tanto no ensino na Escola de Belas Artes da Ufba, quanto na sua produção artística, ajudou a renovar o cenário artístico e educacional na Bahia. No ensino, introduziu a criação livre e os exercícios compositivos com materiais e técnicas modernas e inseriu pela primeira vez a utilização de colagem na Escola de Belas Artes, possivelmente as primeiras experiências com colagens para fins artísticos no Estado. Desenhista, pintora e artista gráfica, ganhou maior visibilidade em 1955, com uma pintura mural para o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, a Escola Parque, em Salvador.
D536
Dicionário Manuel Querino de arte na Bahia / Org. Luiz Alberto Ribeiro Freire, Maria Hermínia Oliveira Hernandez. – Salvador: EBA-UFBA, CAHL-UFRB, 2014.
Acesso através de http: www.dicionario.belasartes.ufba.br
ISBN 978-85-8292-018-3
1. Artes – dicionário. 2. Manuel Querino. I. Freire, Luiz Alberto Ribeiro. II. Hernandez, Maria Hermínia Olivera. III. Universidade Federal da Bahia. III. Título
CDU 7.046.3(038)